6 mudanças no nosso corpo depois do parto que ninguém te conta.

Gerar e ter um bebé é o mais maravilhoso que existe, certamente, mas muitas mamãs não imaginam ou não conhecem todas as transformações que ocorre no seu próprio corpo além do crescimento do feto dentro da sua barriga.

A gravidez é muito mais do que os nove meses em que o bebé fica dentro do útero. Depois do parto, começa mais uma árdua (mas também deliciosa) etapa, a de equilibrar o nosso corpo, transformado pelas hormonas da gravidez. Algumas mudanças (não são regra) podem acontecer no teu corpo e ninguém te contou. Vê quais são:

Mudanças depois do parto que ninguém conta

Sangramento: é normal ter uma secreção vaginal de cor avermelhada nos primeiros dias pós-parto. O corpo também pode ter pequenas hemorragias que fazem parte do processo de recuperação do útero, que se contrai no pós-parto. Com o tempo, esses sangramentos ficam mais espessos e desaparecem. Caso permaneça, consulte o seu médico.

Contrações: é o útero a voltar ao seu tamanho normal, recompondo os vasos sanguíneos que se rompem durante o parto. Vale a pena destacar que essas contrações estão bem longe de serem dolorosas como as que temos durante o nascimento do bebé. É como uma leve cólica menstrual.

Incontinência urinária: faz parte do reequilíbrio do seu corpo. Os órgãos mudam de posição conforme os bebés crescem dentro da barriga, retornando às suas posições iniciais. Com a bexiga não é diferente, e essa mudança pode causar um vazamento involuntário de urina. Para evitar sujar ou molhar a cueca, use um penso diário.

Peso: para algumas mamãs, o emagrecimento é natural, especialmente aquelas que conseguem amamentar normalmente. Muitas pessoas dizem que o bebé ‘mama’ os quilos ganhos pela mamã durante a gravidez. Mas não se apresse para perder esse peso. Se o corpo levou 9 meses para se adaptar ao bebé, ele leva de 9 a 12 meses para voltar ao que era antes da gravidez, num processo natural e gradativo.

Aumento do quadril: depois de darem à luz, algumas mamãs reparam que os seus quadris estão maiores, nada mais nada menos que resultado da preparação para receber o bebezinho. Os ossos abrem-se para a passagem do bebé, e podem voltar ou não à posição inicial.

Ressecamento vaginal: a lubrificação da vagina diminui nos primeiros dias pós-parto. Porém, pode prolongar-se por semanas e até meses, dificultando inclusive as relações sexuais. Mas fique tranquila, com o tempo também vai melhorando. De qualquer forma, se a ‘secura’ se mantiver por muito tempo ou piorar, é recomendável que procure seu médico.

Fique atenta:

Depois do parto, as mamãs devem estar atentas a todos os sintomas. O sangramento que não para pode indicar inflamação no útero, conhecida como endometrite. Dor e vermelhidão nos seios podem significar mastite, o que costuma ocorrer com mamãs de primeira viagem.

As recém-mamãs também devem ficar alertas ao risco de ter trombose. Se reparar um inchaço nas pernas, acompanhado de vermelhidão e dor, procure um médico vascular. Após o nascimento do bebé, é normal chorar… mas de alegria é muito melhor, não é mesmo? Portanto, ao sinal de uma tristeza profunda, fique atenta às possibilidades de ser uma depressão pós-parto.

E o nosso corpo, vai voltar ao normal? Vai sim! E o melhor: acompanhado de um sorriso lindo dos nossos bebés, que são o melhor do MUNDO!