6 Dicas para cuidar do coto umbilical da forma mais adequada

Mamãs o coto umbilical não dói!

Durante a gravidez, o cordão umbilical tem a função de ligar o bebé à placenta, permitindo a passagem de nutrientes e oxigénio da mãe para o feto. Quando o bebé nasce, este cordão umbilical é cortado cerca de três a quatro centímetros acima da base, num procedimento indolor. Ao que resta dele chama-se coto umbilical.

Com o passar dos dias, o coto vai secando, escurecendo e mirrando, até cair por si. No entanto, até estar concluída a cicatrização, serão necessários cuidados de higiene e vigilância apropriados. «O cordão umbilical é o último resquício da ligação que o bebé tem à placenta dentro do útero materno. E até essa zona estar completamente cicatrizada, fica ali uma porta de entrada de micro-organismos e nunca podemos excluir a hipótese de haver alguma contaminação através daquele local», sublinha Margarida Valente, enfermeira.

Conheça algumas dicas para uma higienização adequada:

  1. Limpe o local com algodão ou hastes flexíveis humedecidas em álcool 70% a cada troca de fraldas. Esse é o procedimento mais seguro e higiénico, que pode evitar a acumulação de bactérias e infecções posteriores.
  2. Ao realizar a troca da fralda, limpe o cordão umbilical também. E deixe sempre a fralda presa em baixo do umbigo, para deixar o local respirar com facilidade.
  3. Certifique de que o local esteja bem seco. Quando o umbigo fica húmido pode ocorrer a proliferação de bactérias. Por isso, secar bem e deixar o umbigo respirar é importante e fundamental para evitar a aparição de qualquer infecção.
  4. Se surgirem manchas avermelhadas ao redor do cordão umbilical é aconselhado levar o bebé ao especialista. Geralmente, o coto demora de sete a 15 dias para se desprender da barriguinha do bebé. E, nesse tempo, ele muda de cor, ficando cada dia mais escuro. A cor é normal e mostra que está tudo bem com o bebé.
  5. Após o banho, a melhor forma de enxugar a região do umbigo do bebé é com uma gaze limpa, dando leves toques no coto umbilical até que ele fique totalmente seco. Em casos de sangramento, secreção ou mau cheiro, o médico pediatra deverá ser consultado.
  6. Evite enfaixar ou fazer curativos que deixem o coto fechado. Também não devem ser utilizados medicamentos no local e, principalmente, objetos como moedas e outras superstições que podem causar infecções.

Veja também:

Amamentação para principiantes

Sabe quantas horas deve o seu filho dormir?

O coto umbilical dói?

Normalmente, o processo de queda e cicatrização do coto umbilical não provoca qualquer dor ou desconforto ao bebé, uma vez que o coto não possui fibras nervosas. O facto de o bebé chorar quando lhe tocam nesta zona pode dever-se ao facto de os produtos utilizados para a limpeza estarem frios ou à temperatura natural. Quando estiver a fazer a limpeza do coto, certifique-se de que a água está tépida, para não causar desconforto ao bebé.

Gestos do dia-a-dia

– Faça uma higiene correta das mãos antes de cuidar do coto umbilical.

– Mantenha-o limpo, seco e arejado.

– Observe-o com frequência.

– Tenha atenção a sinais de inflamação como o odor, o edema, a vermelhidão ou a libertação de exsudado.

– Mantenha os cuidados de limpeza e vigilância depois do coto cair, até a cicatrização estar completa.

Também irás gostar de: