5 dicas infalíveis para acabar com a pirraça dos filhos

Qual o pai/mãe que nunca assistiu a uma pirraçinha do seu filho/a? Ou porque queria comprar algo e lhe foi dito que não, ou porque queria agir de determinada forma e não o deixaram… Capazes de fazer verdadeiros escândalos nas ruas ou em qualquer lugar em que sejam contrariados, os pequenos muita vezes insistem em testar a paciência e a mansidão daqueles que convivem ao seu lado.

Para evitar situações constrangedoras em que a pirraça do filho se torna o centro das atenções onde quer que se esteja, confira cinco dicas infalíveis para pôr fim a esse tipo de comportamento:

1- Mantenha-se firme

Procure sempre deixar claro quem manda na relação dos dois. Imponha a posição de pai/mãe e mostre-o como gosta e aprova as coisas, incentivando-o a realizar corretamente as atividades a ele designadas.

Caso episódios de pirraça surjam, deixe claro que, agindo daquela forma, ele não conseguirá chamar a atenção, muito menos obter o que deseja.

2- Dê explicações curtas

Converse com o filho quando ele estive bastante tranquilo e atento aos seus ensinamentos. Exemplifique situações erradas e mostre-o como proceder de forma correta. Ensine-o utilizando quanto tempo achar necessário mas corrija-o com explicações e repreensões curtas durante as crises de pirraça. Faça-o compreender o seu olhar e repreenda-o de forma pacífica, fazendo-o refletir sobre os seus atos.

3- Não responda com irritação

Caso, mesmo depois de conversar e expor a criança a forma de agir e pensar, ela insista em fazer pirraça e desobedecer as ordens, repense a forma como vem trabalhando com ela e lembre-se sempre que crianças agem muita vezes por imitação.

Reveja os seus conceitos e jamais responda a eles com irritação, pois a reacção é contagiante em todos os ambiente. Repreenda a atitude errada do filho imediatamente após constatar o ato imprudente.

4- Jamais ceda as manhas

Tentando chamar a atenção para o que querem, as crianças tendem a insistir nos seus objetivos, a fim de ganharem aos seus pais ou responsáveis pelo cansaço. Sabendo disso, jamais ceda as chantagens ou manhas das crianças. Ceder, significa que encontraram uma forma fácil de obterem tudo que desejam sem nenhum sacrifício.

5- Faça-o ouvi-la

A fim de levar uma relação amistosa com os filhos, faça-os sempre olharem-lhe nos olhos e escutar atentamente as suas instruções. Deixe-os expressarem-se, mas nunca passar por cima da autoridade. Comunique bem e  ensine-os a conquistar o que querem na base da conversa, livre de choros e espetáculos.