41ª Semana de Gravidez

Está na 41ª semana de gravidez e o seu bebé finalmente irá conhecer o mundo exterior!? Descubra o que esperar quando chegar às 41 semanas de gravidez.

Quão grande é o meu bebé ?

O seu bebé agora pesará até 4 Kg e medirá entre 48 e 55 centímetros. Embora ele esteja a gostar da vida dentro do seu útero, ele não pode permanecer lá para sempre.

Não se preocupe, em breve será mãe e conhecerá a pequena pessoa que cresceu dentro de você durante nove (quase dez!) meses.

Além disso, tenha em mente que muitos bebés não estão realmente atrasados: houve apenas um erro de cálculo com a previsão da data de nascimento.

O que o meu bebé está a fazer?

Ainda está lá dentro? Não se preocupe, os bebés raramente nascem na data prevista e podem ter até duas semanas de atraso.

Na semana ou duas antes do seu bebé nascer, ele começará a derramar a substância gordurosa e branca, que protegeu a sua pele, chamada vernix. Isso transforma o líquido amniótico, que já era claro, pálido e leitoso.

Os bebés em atraso podem ser um pouco maiores do que os outros bebés, já que tiveram mais tempo para crescer e os seus ossos do crânio tiveram mais tempo para se fundir. Ambas as coisas significam que você tem uma hipótese um pouco maior de ter um parto assistido com fórceps ou ventosas.

Por razões de segurança, o seu médico ou parteira em breve discutirão induzir o trabalho de parto com você se o seu bebé não nascer nos próximos dias.

A maioria dos médicos não permitirá que as mães esperem mais do que duas semanas após a data prevista do nascimento, pois colocam a mãe e o bebé em risco de complicações, como um parto prolongado ou paralisado, lesão durante parto vaginal ou parto fetal.

Também é um momento stressante para o seu bebé. Pesquisas sugerem que o seu bebé enviará hormónios para a placenta para desencadear o início do trabalho de parto.

Durante o parto, o seu bebé produzirá mais hormónios do stress do que em qualquer outro momento da sua vida, mas não se preocupe: estes hormónios irão ajudar os seus instintos de sobrevivência, enquanto ele se acostuma com o grande mundo fora do seu útero.

Depois dele nascer, ele tomará o fôlego mais importante da sua vida, o que irá encher os pequenos sacos de ar nos seus pulmões para que eles possam se expandir para ajudá-lo a respirar durante toda a vida.

O que faz meu corpo às 41 semanas?

Chegando às 41 semanas de gravidez, a sua parteira fará exames no hospital, o que pode incluir uma análise de ultra-som para garantir que o seu bebé ainda está a crescer adequadamente. O seu bebé também será monitorizado a cada poucos dias para verificar se os batimentos cardíacos e os movimentos são normais.

A sua parteira pode oferecer um exame de membrana, pois pode aumentar a hipótese de entrar em trabalho de parto dentro de 48 horas.

É quando ela coloca um dedo à volta do colo do útero para separar as membranas do saco amniótico que o seu bebé está dentro do colo do útero. Isso liberta hormónios (prostaglandinas) que podem desencadear o trabalho de parto em 48 horas.

Às vezes, a sua parteira não conseguirá chegar ao saco amniótico e, em vez disso, irá esticar e massagear o colo do útero. Isso pode iniciar o amadurecimento do colo do útero e tornará mais fácil para a sua parteira fazer um exame adequado na próxima vez que a vir.

Um exame de membrana pode ser um pouco desconfortável, já que o colo do útero é frequentemente difícil de alcançar antes do início do trabalho de parto.

Tente fazer alguns exercícios de respiração profunda para ajudá-la a relaxar enquanto a sua parteira está a realizar o exame. O procedimento não deve demorar muito e, com alguma sorte, as coisas começarão a acontecer, embora você possa precisar disso mais de uma vez.

Enquanto isso, mantenha-se atenta caso algum fluido saia da sua vagina, ou se notar qualquer desaceleração dos movimentos do seu bebé. Caso alguma dessas coisas aconteça, precisará ligar imediatamente para o seu médico ou parteira.

Veja o desenvolvimento do bebé com 41 semanas de gravidez.
A pele do bebé continua a descascar após a longa permanência no líquido amniótico.
O saco amniótico geralmente rompe-se depois do início do trabalho de parto.

Sintomas comuns:

Contracções do parto: Você aperceber-se-à assim que chegarem (ouch!), Mas aqui está o que você deve esperar. As suas águas podem rebentar , você pode notar algum sangramento ou um tampão mucoso, imediatamente antes do início do trabalho de parto, e então você sentirá contracções, que podem ser rápidas e repentinas para algumas mulheres e lentas e estáveis ​​para outras.

Elas normalmente começarão mais distantes e ficam mais regulares e próximas. Os sintomas variam de mulher para mulher: muitas mães grávidas sentem sintomas como cólicas menstruais, dor nas costas ou dor apenas na frente do corpo.

Se você não tem certeza de que está a sofrer contracções, ligue para o seu médico ou parteira para explicar o que está a acontecer, e eles poderão dizer se são contracções reais ou não.

Diarreia: Embora possa ser desagradável, o início da diarreia pode ser um sinal positivo, pois muitas vezes significa que o bebé está a caminho, graças aos seus músculos (incluindo os do recto e intestino) estão a ficar mais soltos quando você se aproxima trabalho de parto.

Dor pélvica: se você está a sofrer de dor na sua região pélvica, isso é normal porque o bebé cai para o canal de parto e pressiona os ossos, os músculos e as articulações na sua pelve e nas costas.

Tente deitar-se com os seus quadris elevados para algum conforto e alívio, ou tomar um banho quente para desafiar a gravidade durante algum tempo. Você também pode tentar uma massagem na barriga ou uma massagem pré-natal.

Veja também:

40ª Semana de Gravidez

Ideias de Mobiles para bebés

Dicas para organizar a cómoda do bebé

O que fazer nesta semana:

Sentindo-se entediada? Nós não a culpamos! Nesta altura, você provavelmente estará cansada de estar grávida e desesperada pela chegada do seu bebé. Não há nada de emocionante quando é constantemente questionada sobre quando o bebé vai nascer e ir ao WC 15 vezes por dia.

Se você está atrasada e está completamente preparada (seja honesta – você já arrumou a mala de maternidade para o hospital, abasteceu o seu frigorífico e congelador e já preparou o seu carro?),

O melhor que você pode fazer é descansar. Coloque o seu DVD favorito, e desfrute, pois agora não sabe quando terá novamente tempo para o fazer.

20 Nomes para bebés e o seu significado:

Guilherme: na lista dos nomes masculinos populares, Guilherme significa "protector corajoso".

Maria: é um dos nomes mais populares para meninas. O significado é "senhora soberana" ou "a pura".

Eduardo: nome que significa "guardião das riquezas"

Sophia: um nome feminino também muito popular, Sophia ou Sofia significa sabedoria.

Lucas: apesar de ser comum, Lucas é um dos queridinhos das mães porque significa luminoso.

Beatriz: nome que tem origem do latim Beatrice, Beatriz significa "a que traz felicidade".

João Pedro: formado pela junção de dois nomes, João Pedro é um dos nomes tendência e significa "rocha protegida por Deus".

Alice: nome popularizado na França e na Inglaterra, Alice significa "de qualidade nobre". Defensora e protetora também são significados atribuídos a esse nome.

Vitor: nome com origem no latim, Vitor significa vencedor e conquistador.

Laura: esse nome significa vitoriosa e triunfadora.

Henrique: significa "príncipe do lar" ou "governante da casa".

Manuela: na lista das tendências, Manuela significa "Deus está conosco".

Rafael: traduz "curado por Deus" e tem origem no hebraico.

Julia e Juliana: os dois nomes, além de bonitos, significam fofa, macia e jovem.

Rafael: traduz "curado por Deus" e tem origem no hebraico.

Maria Luíza: composto pelos nomes Maria, um dos mais populares, e Luíza, a junção dos dois significa "guerreira soberana".

Caio: nome muito comum na Roma antiga, Caio significa alegre e feliz.

Isabela: variante do nome Isabel, Isabela significa pura.

Gabriel: também com origem no hebraico, Gabriel significa "homem forte de Deus".

 

Larissa: nome não tão comum, Larissa significa linda e adorável.

Também irás gostar: