33ª Semana de Gravidez 

Está na 33ª semana de gravidez. Os ossos do seu bebé estão a endurecer, e você pode estar a experimentar alguns sintomas de gravidez menos agradáveis. Aqui está tudo o que precisa saber sobre o seu bebé e o seu corpo com 33 semanas de gravidez.

Quão grande é o meu bebé?

De acordo com todas as analogias de frutas e vegetais que você desfrutou nos últimos meses, o seu bebé é agora o tamanho de uma cabeça de alface. Esta semana, ele chega agora aos 2 quilos e mede por volta de 44 centímetros.

O bebé ocupa agora mais espaço do que o líquido amniótico dentro do seu útero, e é por isso que alguns dos seus pontapés podem sentir-se mais do que o habitual.

O que o meu bebé está a fazer?

Os ossos do seu bebé estão a endurecer esta semana, além dos que estão no crânio. Eles ainda não estão fundidos para que possam mover –se e sobrepor-se, o que torna mais fácil para ele se encaixar através do canal de nascimento (e explica por que alguns bebés nascem com uma cabeça ligeiramente pontiaguda)! Levará até o início da idade adulta para que esses ossos se fundam inteiramente, para que possam crescer à medida que o cérebro e outros tecidos crescem durante a infância.

O seu feto tem todas as características de um bebé real, com os olhos fechados enquanto está a dormir e abertos quando está acordado. As paredes do seu útero também estão a diminuir, o que significa que mais luz está a passar para o seu bebé: ele pode mesmo diferenciar o dia da noite agora.

O seu bebé agora também tem o seu próprio sistema imunológico: você está a passar anti-corpos contra ele, enquanto continua a desenvolver-se, ajudando-o a lutar contra os germes, uma vez que ele nasça.

O que o meu corpo está a fazer?

Pronta para ouvir falar sobre alguns efeitos colaterais super-emocionantes da gravidez? Além das varizes nas suas pernas- elas são chamadas varicosidades vulvares. Para aliviar o desconforto, tente colocar um saco de gelo (envolva-o numa toalha de chá ou num pano). Os exercícios pélvicos também podem facilitar as coisas, pois ajudam o sangue a circular melhor na área e fortalecem os tecidos de apoio ao redor das veias.

Veja o desenvolvimento do seu bebé às 33 semanas de gravidez.
A pele do bebé já está menos vermelha e enrugada.
Os ossos do crânio são suficientemente flexíveis para passar pelo canal do parto.

Sintomas comuns:

Dor no estômago: Também conhecida como dor de ligamento redondo, esse sintoma afecta muitas mulheres, e sente-se sensações doloridas, afiadas ou cãibras no abdómen inferior, num ou em ambos os lados. Pode sentir isso quando mudar de posição de repente, levantar-se ou sentar-se, ou fazer um movimento súbito como rir, tossir ou espirrar. Se a dor é frequente ou acompanhada por outros sintomas, como descarga vaginal ou hemorragia, contacte o seu médico. Se não, mantenha os pés erguidos ou tente usar uma cinta de barriga sob a sua protuberância para aliviar a dor.

Unhas frágeis: Sim, culpe os hormónios da gravidez sempre presentes, o que pode fazer com que as unhas se tornem frágeis. Coma muitos abacates, nozes e bananas para garantir que você está a obter bastante biotina na sua dieta.

Insónia: a insónia do terceiro trimestre atinge a maioria das mulheres grávidas, seja por cólicas nas pernas, azia, hormónios, necessidade de urinar ou mesmo com ansiedade quanto ao nascimento iminente. Experimente um banho quente antes de dormir, e tente persuadir o seu parceiro a fazer-lhe uma massagem: você precisará de todo o relaxamento que você pode obter antes que o bebé chegue!

Veja também:

32ª Semana de Gravidez

34ª Semana de Gravidez

O que fazer nesta semana:

Pode não ser tão atraente como um fim de semana de meninas num spa, mas uma simples massagem diária na área entre a vagina e o ânus pode realmente ajudar a prevenir a ruptura, protegê-la de precisar de uma episiotomia e promover uma cura mais rápida da área após o nascimento. Certifique-se de que suas mãos estão limpas e não faça isso se você tiver algo como herpes.

Sente-se numa posição semi-reclinada com os joelhos dobrados e as pernas afastadas. Lubrifique os seus dedos, polegares e área perineal com óleo de vitamina E (de cápsulas de vitamina E), óleo vegetal puro ou lubrificante pessoal. Não use óleo de bebé, óleo mineral ou vaselina.

Coloque um ou ambos os polegares (cerca de metade do comprimento) dentro da vagina. Pressione para baixo em direcção ao reto e em direção aos lados ao mesmo tempo. Continue suavemente e com firmeza até sentir uma leve queimadura ou formigueiro. Mantenha este trecho por cerca de dois minutos.

Massageie suavemente a parte inferior da vagina de um lado para o outro em forma de U, e faça pressão para baixo e lateralmente.

Finalmente, massageie o tecido entre o polegar eo indicador para frente e para trás por cerca de um minuto.

Seja gentil – você não quer aleijar-se (a área é definitivamente delicada!). Durante a massagem, evite a pressão sobre a uretra (abertura urinária), pois isso pode causar irritação ou infecção.

Também irás gostar de: