Na 14ª semana de gravidez, o seu bebé tem cerca de 9 centímetros de comprimento (quase tão grande quanto o seu iPhone) e pesa em torno de 45 gramas.
No início do segundo trimestre, ele começará a usar os seus músculos faciais para sorrir e gravar e terá órgãos genitais completamente desenvolvidos.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o que seu bebé e o seu corpo estão a fazer às 14 semanas de gravidez.
O que o meu bebé está a fazer?
O seu bebé agora está de pé em linha recta e o seu pescoço está a ficar mais comprido, ajudando a cabeça a ficar mais erecta.
Às 14 semanas, poderá estar a crescer um pouco de cabelo ao seu bebé, embora a sua cor de cabelo não possa ser determinada até o nascimento e suas sobrancelhas estão a ficar preenchidas.
Nesta fase, o seu pequenino também terá cabelo por todo o corpo chamado lanugo, o que ajuda a mantê-lo quente.
Por sorte, isso vai desaparecer mais tarde na gravidez, uma vez que ele ganha mais gordura corporal.
Quando ele começa a engolir pequenos pedaços de líquido amniótico, eles passarão no seu estômago.
Os rins começarão a funcionar e o fluido engolido voltará ao líquido amniótico como urina. Embora ele consiga todo o oxigénio que precisa através do cordão umbilical, na semana 14, o seu bebé começará a praticar a sua respiração – uma habilidade importante para quando ele nasceu!
Outros desenvolvimentos desta semana incluem o desenvolvimento do céu da boca do seu bebé, e os seus intestinos começarão a produzir mecónio – esta é a substância que faz com que as primeiras fraldas sejam pretas e esverdeadas.
Veja também:
O que o meu corpo está a fazer?
Bem-vinda ao segundo trimestre! Este é o momento em que a maioria das mulheres grávidas aproveitam e existem alguns motivos para o fazer.
Nesta altura se sentirá mais como era antes de engravidar, os enjoos matinais diminuíram e os seus seios já não estão tão sensíveis.
Esta semana, provavelmente começará a perceber a linha na sua barriga. O seu útero finalmente está a sair da região pélvica para o seu abdómen.
Você terá começado a produzir mais sangue desde o início da sua gravidez, mas de agora em diante, eles serão mais células sanguíneas, bem como fluidos na corrente sanguínea.
Isso pode causar inchaço, e as suas pernas e tornozelos parecem estar saídas de uma longa caminhada.
Ponha de lado os seus sapatos desconfortáveis e se puder, evite varrer por muito tempo e tente levantar os pés por pelo menos uma hora por dia.
Para algumas mulheres, nesta altura da gravidez poderão sentir dores em um ou ambos os lados do abdómen.
Isso é normal, e é causado pelos ligamentos que suportam o esticão do seu útero e desbaste para acomodar o aumento do peso.
Você provavelmente só perceberá quando você se levantar, esticando ou dobrando e a melhor maneira de obter algum alívio é colocar os seus pés numa posição confortável.
Sintomas comuns:
Apanhar um resfriado: quando alguns dos seus sintomas começam a diminuir, o segundo trimestre traz uma série de novos sintomas para se preocupar!
Um deles é o tornar-se mais susceptível a resfriados e gripes. Neste momento, o seu sistema imunológico é mais fraco, mas isso é bom, pois impede o seu corpo de rejeitar o seu feto.
Por outro lado, isso faz com que seja mais provável que você seja contaminada, por isso, não deixe de lavar as mãos e use desinfectante de mãos sempre que for necessário.
Crescimento contínuo do peito: eles finalmente estarão menos rijos, mas ainda estão a crescer. É normal que as suas aureolas escureçam e os seus mamilos fiquem diferentes.
É uma boa altura para investir num sutiã de maternidade para mantê-la mais confortável.
Aumento do apetite: agora que deixou de se sentir tão enjoada, começa a sentir-se constantemente com fome.
Lembre-se de continuar a comer refeições saudáveis ao longo do dia, e evite comer coisas doces, não importa o quanto o seu bebé as anseie!
Varizes: são vasos sanguíneos grandes e inchados que aparecem nas pernas. Embora elas não parecem muito agradáveis, elas são causadas pelo sangue extra que o seu corpo está a produzir para cuidar do seu bebé.
Minimize a aparência dessas veias, mantendo o sangue a circular ao redor do corpo caminhando ao longo do dia.
Nariz entupido: os altos níveis de estrogénio e progestrona causam as mucosas no corpo (incluindo o nariz) para inchar e suavizar.
Isso pode deixá-la com o nariz entupido, mas não se preocupe, é normal.
O que você deveria fazer esta semana
Reserve uma aula de ginástica de gravidez: espero que o início do segundo trimestre traga esse impulso de energia que falamos durante as últimas semanas.
Se conseguir, aproveite e inscreva-se numa aula de exercícios de gravidez.
Faça exercícios pélvicos: estes são os músculos que suportam a bexiga, intestino e útero. Agora você tem um bebé a crescer, o peso extra exerce pressão sobre esses músculos, por isso é vital que eles permaneçam fortes.
Exercite esses músculos como parte da sua rotina diária.
Perguntas frequentes às 14 semanas de gravidez:
É normal ganhar peso às 14 semanas de gravidez?
Sim, de facto, o seu aumento de peso será realmente iniciado durante este trimestre. É normal ganhar até 4Kg por mês até ao fim da sua gravidez.
Qual a aparência da minha barriga às 14 semanas?
Boas notícias, deverão começar a notar-se sinais da sua gravidez esta semana O seu útero está a subir da região pélvica até ao abdómen.
Quanto deve mover-se o meu bebé às 14 semanas?
Você provavelmente ainda não poderá sentir nenhum movimento esta semana, mas agora o seu bebé está em constante movimento.
Os movimentos são agora muito mais suaves e mais fluidos em comparação com os movimentos bruscos que mencionamos algumas semanas atrás.
É normal ter cólicas às 14 semanas?
Sim, a dor do ligamento redondo é muito comum e não tem nada com que se preocupar. É causada pelos ligamentos que suportam o alongamento e o desbaste do útero.
Quão grande é o meu bebé em comparação com frutas e vegetais:
Também irás gostar de: